• Como encarar decisões erradas

    Como encarar decisões erradas

    Todo gestor, supervisor ou gerente precisa aprender a lidar com as consequências do erro na tomada de decisão.

     

    “O líder, sobretudo, tem de assumir os erros da equipe como se fossem os seus”. Sim, isso mesmo! Assumir os erros do seu time vai te ajudar a conquistar ainda mais a confiança dos colaboradores. É necessário refletir sobre: "O que eu posso aprender com um erro cometido pela minha equipe?" Quando essa dinâmica for seu norte, aí você vai estar no processo de encarar as decisões erradas de forma correta.

     

    Uma das histórias mais impactantes da minha Volta ao Mundo, foi a capotada do veleiro na travessia do Mar da Tasmânia. Naquele instante, eu havia delegado o comando do timão para uma segunda pessoa, que cometeu um equívoco na condução do barco. O mar estava bastante revolto, as ondas ultrapassavam o mastro, houve falha no controle do veleiro e a gente capotou. No calor da situação, eu poderia ter culpado o tripulante que assumiu o timão. A situação era tensa, foram mais de três dias enfrentando aquela situação de risco de vida, mas eu tive que assumir a responsabilidade dos fatos, enquanto, capitão. As consequências da capotada e todos os prejuízos causados foram meus.

     

    Portanto, quando você gestor tiver em uma situação difícil, de muita pressão na sua empresa, e a sua equipe cometer um erro: assuma a responsabilidade e aprenda com os erros ao lado da sua tripulação. Assim, todos vão ganhar e evoluir com o processo.


    Voltar para página anterior Data de Publicação: 21/02/2020