ÚLTIMAS POSTAGENS
  • Você sabe o que é ser líder?

    Você sabe o que é ser líder?

    Quando falam para você o que é ser líder ?O que é ter liderança?Qual a definição vem em sua mente? Na minha vem a seguinte definição um líder e aquele que ouve o funcionário mesmo ele não mostrando uma ideia muito criativa que além de dar ordens sabe também admitir erros e acertos que valoriza o trabalho em equipe .Segundo a palavra líder vem do celta que significa vai na frente,de acordo com a definição do dicionário Aurélio líder e a pessoa que exerce,influência sobre o comportamento ,pensamento ou opinião dos outros.Já a palavra liderança ,segundo o dicionário e comando,direção e hegemonia.Você deve estar se perguntando o que tem haver o significados das palavras ,origens com o artigo em si ,respondo a vocês tudo.

    Lendo alguns textos matérias ,artigos sobre liderança e motivos que os funcionários não produz no ambiente de trabalho ou se demite quase 95% está relacionado com a má gestão dos líderes ,que se denominam assim porém são chefes ,é tem uma enorme diferença entre as duas palavras não só de significado mais também de ideologia .Pensando nisso fiz um top 5 de atitudes que levam um funcionário a não produzir e chegar ao ponto de se desligar da empresa;

    • Não ser ouvido;
    • Metas fora da realidade;
    • Ambiente sobrecarregado;
    • Não oferecer um feedback claro ou não saber aplicar;
    • Centralizar o poder.

    Essa lista fica sim maior se formos pensar em nossas próprias experiências a de amigos,de familiares,de reportagens que vemos na tv,matérias que lemos em jornais,revistas na internet nos grupos de WhatsApp ,sim a lista pode ficar ainda maior e ter pontos idênticos se não iguais com os que acabei de descrever aqui ,mas esses “líderes” se e que podem ser chamados assim estão prejudicando não só a empresa mais a si mesmo pois por não ter ouvidos abertos ,mente aberta e um bom relacionamento com seus colegas de trabalho deixam de viver experiências únicas tanto no campo profissional como no pessoal afinal uma boa empresa para trabalhar e aquela que crescemos tanto profissionalmente como pessoalmente e isso passa muito por os líderes da organização a forma que eles tratam cada funcionário dos setores desde ao bom dia ao porteiro até uma atenção a mais para um funcionário que está em um momento delicado não só no trabalho por não está conseguindo entregar as metas mais no campo pessoal ,pois somos humanos é tem hora que não conseguimos não deixar se levar por problemas pessoais atingirem o profissional.

    Voltar para página anterior Data de Publicação: 09/07/2019
  • Passos importantes para o Plano de Ação

    Passos importantes para o Plano de Ação

    Longe de ser apenas um To Do List, o Plano de Ação é uma ferramenta de gestão que permite o acompanhamento e o avanço de uma série de atividades. Por meio dele é possível verificarmos qual o status de uma atividade, quem é o responsável por ela, qual sua posição de acordo com o cronograma, quanto custa esta atividade etc. Este acompanhamento facilita a gestão do processo de execução de uma determinada ação, permitindo que se tome medidas como alteração de prazos para conclusão, input de novos recursos, troca de responsáveis etc. Mais importante, o Plano de Ação é voltado à ações fora da rotina diária, àquelas que pertencem ao Planejamento Estratégico e aos projetos, assim ele separa o que é parte de um planejamento maior e mais profundo do que é rotina ou urgência.

    Para que seja possível a montagem de um Plano de Ação eficaz é necessário que tenhamos informações claras tanto para o gestor do processo quanto o responsável pela execução. A metodologia 5W2H nos auxilia neste processo sendo um guia de perguntas a serem respondidas durante a montagem do quadro.


    • What – O que será feito?
    • Why – Por que será feito?
    • Where – Onde será feito?
    • When – Quando será feito? Qual o cronograma de execução?
    • Who – Por quem será feito?
    • How – Como será feito?
    • How Much – Quanto custará fazer?


    Voltar para página anterior Data de Publicação: 05/08/2019
  • Como fazer uma boa Gestão Financeira?

    Como fazer uma boa Gestão Financeira?

    A boa gestão financeira é um importante meio para as empresas terem condições de alinhar e manter seus objetivos estratégicos em dia e, ainda, aperfeiçoar suas práticas e processos internos. É o equilíbrio e interação entre as medidas financeiras e as operacionais de negócios, que possibilitam o melhor desempenho das organizações. Sem esse equilíbrio, não se chega a lugar algum. Mas há também outras práticas para se adotar rumo ao ganho de competitividade.
     
    A empresa precisa ter mais controle e gestão da informação da produção de seus bens e serviços; e do grau de aceitação da empresa, seja dos participantes da organização, seja das entidades externas que se relacionam com ela (fornecedores, clientes, governo etc...). Para isso, porém, é necessário que as empresas adotem uma gestão de alta performance.
     

    Por outro lado, o outsourcing é um processo estratégico da gestão, pelo qual se repassam atividades-meios para terceiros. Assim, a empresa se concentra apenas em missões essenciais ligadas ao negócio em que atua, terceirizando as chamadas atividades-meios.
     
    A terceirização de áreas administrativo-financeiras, por exemplo, permite mais flexibilidade, reduz as necessidades imediatas de capital e ausência de know how interno. Diminui, ainda, a capacidade ociosa, gera economia de escala e amplia as chances de se enfrentar com menos risco e perda de dinheiro o complexo sistema tributário brasileiro. O outsourcing tem como benefício maior à especialização dos serviços, controles adequados, aprimoramento do sistema de custeio, agilidade nas decisões por parte da empresa e melhor custo/benefício.


    Voltar para página anterior Data de Publicação: 10/08/2019